terça-feira, 14 de junho de 2011

Qual a sua vontade?

Somos movidos pelas nossas vontades. As vontades fisiológicas, por exemplo, para mim são as mais prazerosas e fáceis de resolver.

De acordo com Abraham Maslow (psicólogo americano) as necessidades básicas/fisiológicas são a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção e o abrigo, ou seja, ninguém consegue ficar sem comer, beber, dormir, transar, mijar e se proteger e é uma delicia realizar qualquer uma delas quando estamos no grau máximo de suas faltas.

Outro dia, estava em um restaurante com algumas amigas quando duas delas voltaram do banheiro literalmente chorando de rir, pois estavam no toillet conversando quando uma mulher entrou meio que correndo, foi ao privativo e soltou um sonoro gás! E minhas duas amigas saíram correndo do banheiro para poder rir. Agora, caro leitor, lhe convido a pensar o quanto essa pobre mulher sofreu até não agüentar mais, correr para o banheiro e mesmo com outras pessoas no mesmo recinto satisfez sua vontade e fico imaginando o tamanho do prazer - quase sexual - que ela obteve.

Já no topo da pirâmide está a auto-realização definida por ele pela frase: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza". E ai vem a pergunta: O que posso ser? Qual a minha verdadeira natureza?

Tenho buscado muito nesses últimos tempos entender o que POSSO ser e o que QUERO ser, assim como vincular com coerência essas vontades com o que sou na essência e principalmente com todos os meus potenciais?

Observo e vejo várias maneiras de chegar a essa auto-realização tão ansiada e necessária, pode ser através da religião como, por exemplo, deixando que Deus guie o meu caminho e me conformando os desígnios Dele, ou então, indo à uma cigana para que ela veja meu futuro no tarô e assim eu possa trilhá-lo de uma forma parecida com àquilo que mais me agradou. E por outro lado há as ciências humanas, com seus meios e estudos que mostram qual seu perfil e a onde você melhor se adéqua.

Um ponto interessante é a forma como nossas vontades podem mudar de acordo com as nossas necessidades. Hoje posso estar com uma vontade louca de gastar setenta e cinco mil reais em um dia com compras, almoço/jantar e estética (vide Val Marchiori), mas amanhã minha vontade pode ser arrumar um emprego pra conciliar com o que tenho e poder comprar comida.

Mas o que posso afirmar categoricamente, sem medo de ser feliz, é que não há nada melhor na vida e que vale tanto a pena quanto matar uma vontade seja ela qual for - sempre respeitando o próximo, é claro! Só a sensação de conseguir matar uma vontade já me dá vontade de ter uma!!!

Acredito que só existe uma vontade implícita e comum aos seres humanos que é a de achar alguém com quem compartilhar a vida de forma cúmplice, verdadeira e apaixonada. De acordo com um mito grego, no inicio do mundo a raça humana era andrógena, cada ser era formado por tudo em dobro: por duas cabeças, quatro pernas, quatro braços etc. Mas devido ao seu poder e vontade de dominar o Olimpo, os deuses dividiram esses seres em dois e desde então cada um tem dentro de si a infelicidade por ter perdido sua outra metade que só será resolvida quando encontrar sua metade e se tornar completo.

Mas enquanto alguns de nós não conseguimos matar essa vontade nos resta nos dedicarmos as outras, até por que ninguém sabe quando a encontraremos... Ou será que a cigana sabe?

Bjs e/ou abraços

6 comentários:

André disse...

Hum. Texto MUITO bem escrito, idéias bem articuladas e conhecimento teórico para embasar a discussão. Por que é tão difícil encontrar pessoas que escrevem assim?

Ed Soares disse...

como sempre um ótimo texto que nos faz parar pra pensar. Daqui alguns anos com certeza encontraremos na lista de mais vendidos um livro do Victor: Confissões de VH hahhaua. Bjo Viiii

Andreza disse...

Como sempre excelente!! concordo com o Ed, um livro seria tuudo de bom...pensa nisso! Rs
Agora quanto a vontades todos os dias as tenho, principalmente de gastar 75 mil em roupas e estéticaaaa! Adoreiii....

Sabrina disse...

Ameiiiiiiiii....acredito demais nesse mito grego e acho que realmente procuramos a nossa metade que foi nos tirada brutalmente!!!Parabéns, seu melhor texto!!! ;)

Alberto Madjer disse...

Vi, amei o texto. Posso até dizer que muitas das suas palavras se encaixam de forma perfeita no momento que estou vivendo. Me fez bem ler o seu texto. Aliás, você tem me feito muito bem há um tempão, com muitos conselhos, apoio e tudo mais. Só tenho a agradecer.

Parabéns pela linha de raciocínio...

Geraldo Gomes disse...

Hummm... me deu vontade de dizer que essa é uma coisa deliciosa de se fazer, a partir de um fato corriqueiro, enxergar um mundo de possibilidades. Vc faz isso muito bem.