terça-feira, 16 de outubro de 2012

Parabéns pra nós



Adoro comemorar aniversários natalícios! Gosto de reunir colegas, amigos e familiares em prol da comemoração de um dos dias que acho mais importante no ano: o dia do nascimento.

Dou importância para esse dia por que além de ser um costume herdado da família, acredito que ele é o fechamento de um ciclo, ou seja, um renascimento.


Etimologicamente a palavra ‘aniversário’ vem do latim (anniversarius) que significa "aquilo que volta todos os anos" e o que volta é o nascimento de cada um e comemorá-lo com pessoas amadas ou realizando uma catarse é a melhor forma de trazer boas energias nessa nova fase, quando junta todos os símbolos do aniversário tudo toma formas deliciosas e muito validas.

Dar presentes, por exemplo, é um costume que tem uma representatividade imensa, pois é uma manifestação literal do carinho que o presenteador tem pelo aniversariante. Vamos abrir um parênteses aqui: pensa que a pessoa sai do conforto do lar, vai a um centro de compras (shopping sábado a tarde), analisa o que o presenteado vai gostar, gasta dinheiro com o mimo e vai ao encontro do ser para entregar o presente.

É o mínimo de amor, concorda? E essa mania deliciosa (adoro presentear) teve inicio na Europa antiga como uma forma de afugentar maus agouros, acredita? Melhor que banho de arruda.

Outro símbolo interessante e gostoso é o bolo de aniversário que, diz a lenda, surgiu na Grécia em homenagem a deusa da caça Artemis onde bolo tinha que ser redondo e de mel e junto com as velas representavam o luar. Na Alemanha, os camponeses faziam festas infantis e as velas eram acesas para que as crianças acordassem com a chegada do bolo e o número de velinhas era uma a mais ao número de anos do aniversariante para desejar luz à vida.

Mas o que acho de mais interessante na revolução Solar (nome dado pela astronomia) é a chance que há de refletir sobre tudo o que aconteceu e principalmente no que você quer para o próximo ciclo estabelecendo metas e objetivo, pensando em curto prazo. E pra quem acredita
é o melhor periodo para fazer seu mapa astral.
 

Todos os dias temos a oportunidade de mudar e fazer diferente, mas duas vezes por ano o mundo conspira para que você faça essa analise e um desses dias é o do aniversário de nascimento, o outro, o réveillon.

Há pessoas que consideram o aniversário depressivo pois é a constatação de que a velhice está chegando, eu, pelo contrário, considero o aniversário extremamente energizante e revigorante até por que a velhice é adquirida a cada milésimo de segundo que passa e o que nos resta é festejar a vitória da luta diária pela vida. Luta essa que nos acompanha desde o momento que somos espermatozoides e precisamos correr para fecundar o óvulo e garantir nossa sobrevivência.

Além de tudo isso é uma oportunidade deliciosa de reunir pessoas que temos carinho, respeito, admiração e amor ou então prestigiá-las. Como disse uma dessas pessoas há cerca de duas semanas atrás, quando a convidei para meu aniversário: "Vou sim! Se não fizermos agora que temos a certeza que conseguiremos prestigiar e nos reunir, quando faremos?" A resposta: nunca!
 

Bjs e/ou [ ]’s

Um comentário:

Saulo Malbar disse...

Ixi...Estou realmente em debito...rsrs... :)