quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Esquizofrenia...

Sim, a doença da moda que não estamos dando atenção devida é a 'esquizofrenia adiquirida'. Irei escrever um pouco sobre isso e convido você caro leitor deste humilde blogger para reparar o como estamos cercados por esquizofrenicos, alguns em patamares avançados e outros ainda com sinais sutis de desenvolvimento. Esqueça a depressão, sindrome do pânico, transtorno bipolar e todos esses que não saem das capas de revista por que a moda agora é 'tirar o chip'.

Bom, esquizofrenia de acordo com a Wikipédia, é conceituado como um transtorno psíquico severo que se caracteriza classicamente pelos seguintes sintomas: alterações do pensamento, alucinações (visuais, cinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contato com a realidade.

Vamos por partes. Primeiramente a alteração do pensamento é quando o individuo tem idéias delirantes ou pensamentos irreais. Agora pergunto, quantas vezes algum conhecido seu não ficou bravo por não chamá-lo para um chopp achando que você e todas as outras pessoas do mundo estavam juntas no bar de sempre? Preocupante, não é? Tinha certeza disso...

Alucinações é quando o ser humano tem certeza absoluta (jura de pé juntos) que saiu com alguém e ainda lhe conta passo a passo, sendo que no máximo o ser usado foi apenas um coitado que foi abordado na balada. E o pior é quando começa a colocar pessoas que você conhece como personagens da história inventada/acreditada por ele. Nesse patamar é praticamente impossivel a cura...

Agora vem os dois mais comuns, que são delirios e alterações no contato com a realidade, vulgarmente mais conhecido como mentira! Não se assuste, pois sim, a boa e velha mentira. Neste caso enquadrasse o iluminado que acredita na sua mentira e faz disso um fato! Dá pra acreditar?

Depois de analisar com o apoio de outra 'especialista' minuciosamente, chegamos a conclusão de que estamos cercado por pessoas com esta patologia e cada vez mais pessoas vem demonstrando sinais de desenvolvimento desta psicose. E por isso, precisamos tomar muitissimo cuidado com quem lidamos e convivemos por que quando menos esperamos a 'esquizofrenia adiquirida' ataca e faz com que o seu melhor amigo, seu namorado, seu chefe, seu vizinho, o taxissita ou até mesmo o coitado do padeiro tenha um ataque 'esquizofrenico' e simplesmente peça pra tirar o chip (alusão ao personagem Tarso, de Bruno Gagliasso).

Fico boquiaberto pela quantidade de mentiras e invenções e ilusões que as pessoas criam, mas para isso tenho uma máxima que me percebe e me ajuda a criar barreiras contra a decepção que é não criar (ou pelo menos tentar) expectativas com base nas pessoas, pois toda expectativa resultará em frustação e decepção, ainda mais em um mundo liderado e povoado por 'esquizofrenicos'...

Se você se identificou com um dos pontos, ou pior, com todos procure auxilio de um terapeuta, pois com certeza seu futuro é incerto e perigoso!!!

Bjs e/ou abraços

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito legal o texto é de sua autoria? Bem muito bacana o que você descreve como patologico mas a esquizofrenia é uma doença muito grave e não se classifica por mentiras ou sonhos de qualquer individuo e sim como uma fuga constante e cronica da realidade sendo assim o psicotico nao tem auto critica de que esta alucinando ou delirando portanto nao esta mentindo. Achei que voce teve a melhor das intencoes com o texto fazendo essa satira mas lembre-se que voce escreve para leigos e eles sempre acreditam no que esta escrito em blogs, facebook ou no wikipedia. Abraços.

Sabrina disse...

Perfeito!!!!Essa "sátira" mostra como está a nossa realidade...e precisamos nos precupar com quem estamos, e principalmente com quem nos envolvemos!
Como sempre, vc foi fantástico!!!
Bjos,
Sabrina de Oliveira