terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um sonho de liberdade...

Andy é condenado a prisão perpétua em um local de segurança máxima de onde não havia registro de fuga, por conta de uma acusação de assassinar sua esposa. No inicio ele passa por diversos problemas, entre eles, é espancado e abusado ao se recusar a participar de um grupo na prisão que não era de acordo com seus princípios e valores sociais. Em um certo momento surge a oportunidade de desempenhar a função de assistente do diretor geral no presídio, Andy aceita essa função e apartir dai inicia-se uma estratégia visando sua tão sonhada liberdade. Um dia seu companheiro na prisão, Red, lhe conta uma história dando-lhe esperanças de como ser absolvido da acusação que sofreu. O diretor geral com medo de 'perder' Andy realiza uma manobra para aniquilar as esperanças de Andy sair da prisão de forma legal e consegue. Isso revolta Andy, que ainda assim consegue se controlar e traça outra estratégia.

Com a proximidade do diretor geral, o protagonista conquista algumas regalias, entre elas a proteção dos carcereiros e policiais, assim como acessos a informações e áreas. Enquanto ele vai desempenhando seu 'trabalho' de lavagem de dinheiro para o diretor do presídio, aproveita a comodidade da proteção e estuda as plantas do lugar, cava um túnel com uma colher que o leva até o sistema de esgoto e prepara um dossiê contra o diretor geral acusando-o e provando que ele desviava dinheiro destinado a prisão.

Depois de anos preso e tendo conquistado a confiança de todos, ele finalmente fuge com todo o dinheiro roubado pelo diretor geral, entregando o dossiê para as autoridades, mas como último obstáculo ele é obrigado a andar por quilometros dentro do cano de esgoto do presidio, até então conseguir sua liberdade tão sonhada.

Essa é uma sinópse do filme "Um Sonho de Liberdade" que retrata de forma figurativa muita coisa do que vivemos hoje. Com certeza, já tivemos que ir contra principios e valores, cavar túneis com colher, engolir a revolta contra chefes, realizar trabalhos para pessoas sem o menor pudor e andar no meio da merda para conseguirmos nossa tão sonhada liberdade, ou melhor ainda, a tão procurada felicidade.

Infelizmente, muitos de nós não a encontra, muito menos em uma praia deserta como no filme, mas será que o problema não está nas metas que colocamos a nós? Andy não espera ninguém para cinquistar seu objetivo, ele simplesmente vai atrás. Então, será que a felicidade não está quando fazemos um curso de graduação que sempre quisermos, um trabalho em uma empresa/área que sempre almejamos ou realizamos uma viagem que sempre foi visualizada em sonhos longos por noites curtas? Ou na balada que vamos com pessoas que amamos, em uma pizzada na casa daquele casal de amigos incriveis que vemos pouco mas adoramos? Ou ainda, será que esses momentos são formas de amenizar o caminho pelo esgoto?

Realmente nada é de graça ou sem querer, para conseguirmos satisfazer o mínimo de nossas vontades é necessário engolir muitos sapos e matar muitos leões, mas para facilitar essa caminhada árdua temos que enxergar a felicidade em cada instante da nossa liberdade, por menos tempo que ela dure...

Bjs e/ou abraços

Nenhum comentário: